Feliz aniversário às SMS

Posted: Dezembro 2, 2012 in SMS
Tags:

Como relembra Tracy McVeigh num artigo de hoje do The Observer (Happy bday 2 U: how 20 years of texting have transformed the way we live), amanhã a SMS (Short Messaging Service) faz 20 anos.

No dia 3 de Dezembro de 1992, Neil Papworth, da Vodafone, enviou ao seu colega Richard Jarvis uma mensagem que dizia “Merry Christmas”. Os telefones da altura ainda não tinham teclados alfabéticos, pelo que a mensagem foi enviada recorrendo ao teclado de um computador.

Desde essa altura um enorme caminho foi percorrido. A tecnologia que suporta o transporte das mensagens mudou, os terminais que os enviam e recebem também e aquilo que era um raridade, é hoje algo muito comum. No ano de 2011, por exemplo, foram enviados 8 triliões de mensagens.

Com as mensagens vieram novos rituais e também alguns mitos. Por exemplo o mito de que utilizar abreviaturas afeta negativamente a literacia dos mais novos. A verdade é que um estudo da Coventry University diz o contrário.

É verdade, porém, que as SMS trouxeram uma nova linguagem, cheia de abreviaturas e palavras até então inexistentes e de difícil acesso aos mais “velhos”. O próprio termo SMS pode ser um indicador da idade. Quando me mudei para o UK e referi pela primeira vez a palavra “SMS” fiquei rapidamente a saber que apenas pessoas com mais de 60 anos ou completamente desconexas da realidade local utilizam tal termo, pois na linguagem corrente utiliza-se a palavra “text”.

As SMS são já um enraizado veículo de comunicação (a perder terreno face aos serviços de messaging das redes sociais, pela primeira vez), mas com elas vieram algumas coisas más. Por exemplo, um número significativo de acidentes rodoviários devido ao seu envio/visualização durante a condução. Trouxeram um novo meio de comunicação rápido aos criminosos, dispararam o cyber bullying e o sexting (mensagens de conteúdo sexual explícito).

As SMS são um meio de comunicação. Cabe a cada um de nós utilizá-lo da maneira mais sensata possível e ensinar os mais novos a fazê-lo.

Comentários
  1. Tiago Lopes diz:

    Whatsapp, Skype, facebook chat e outros afins e derivados vão condenar os SMS a um plano perfeitamente secundário à medida que os smartphones se vulgarizarem.

    Os SMS tiveram o seu apogeu, como as K7, CD, etc. Mas em tecnologia há sempre um produto que destrona os existentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s