É possível saber quem visitou o meu perfil no Facebook?

Posted: Fevereiro 12, 2012 in Facebook, Privacidade
Etiquetas:, ,

Apesar de ter já escrito anteriormente sobre o assunto, continuam a surgir dúvidas diárias. A resposta à pergunta “é possível saber quem visitou o meu perfil no Facebook?” é não, salvo as seguintes excepções:

  1. Se quem o visitou tenha deliberadamente editado a sua timeline, através de um like, post ou comentário;
  2. Tenha autorizado a alguma aplicação que tenha essa funcionalidade o acesso aos seus dados privados.
Sobre o segundo ponto, gostava de realçar que no mundo online, a resposta por defeito deve ser “não”. Se não conhece uma aplicação e não tem sobre ela informação suficiente para avaliar o risco, não aceite todas as propostas que lhe fazem relativamente a aplicações, por muito apelativas que sejam. Pode ficar entusiasmado por saber o que dizem a todos os capricornianos nesse dia ou qual a casa ou carro perfeita para quem tem o aniversário no mesmo dia que o seu, mas o mais provável é que, adicionalmente, tenha cedido todos os seus dados privados e pessoais de forma voluntária a entidades terceiras, que, muitas vezes, os utilizam para fins menos legítimos.

Ainda quanto a esta questão, o próprio Facebook, na sua página de mitos sobre o Facebook, faz o seguinte esclarecimento:

“No, Facebook doesn’t currently provide an application that allows people to track profile (timeline) views or statistics on the views of any specific personal content. Third party developers, however, may offer applications that provide some of this functionality. Please keep a few things in mind for these applications:
  • Applications CANNOT track profile (timeline) visits for people who simply go to another person’s profile (timeline); Facebook has made this technically impossible.
  • In order to be tracked by an application, you will need to specifically agree to allow the application to track your actions.
  • Adding an application that provides this functionality is purely optional. If you do not want to participate, don’t add the application to your account.”
A página não se encontra actualmente traduzida em Português.
Vale a pena visitar o post anterior: Facebook: consegue mesmo ver quem visita o seu perfil?
Comentários
  1. dan diz:

    meu amigo bomb trance me garantiu que da pra ver…mas ainda nao o vi fazendo….rs

  2. berkana diz:

    Dá sim. A empresa Lagsoft faz isso. Apesar de não detectar 100% das visitas, funciona bem.

    • A aplicação LagSoft encontra-se nas excepções do ponto 2, fornecendo algumas das funcionalidades, mas não todas. Tal como referido, é necessário autorizar expressamente a aplicação a fazê-lo, implicando partilhar dados muito pessoais. A título de curiosidade, eis o que a aplicação acede:

      Access to your personal information and your friends
      Post to my name
      Access your inbox and chat
      Access to the News
      Access your data anytime
      Access to friend lists and requests
      Access your notifications

      Cabe ao utilizador a escolha, mas a minha recomendação é para NÃO utilizar a aplicação.

      Além do mais a aplicação apenas detecta os users que interagiram no perfil.

      • Danilo diz:

        Caro Paulo, acabei autorizando uma vez a Langsoft. Se eu alterar a minha senha eles perdem o acesso ao meu perfil ?
        Obrigado

  3. Walber diz:

    Posso dizer que existe uma maneira, utilizando trance route, google maps e engenharia social…E o promt de comando windows, CONTRAMEDIDAS DE ATAQUE, além da habilidade humana !

  4. Walber,

    A questão aqui não é a de saber se é possível aceder à conta de um user (onde o que refere tem aplicabilidade), mas sim a de efectuar uma contagem e listagem de quem passou por determinada conta, mesmo sem ter efectuado comentários ou likes, etc. Também não é dito no post que não é possível. É realçado que, para que seja possível, o utilizador expõe os seus dados privados e pessoais, o que continuo a desaconselhar.

  5. Leticia diz:

    Não tem como. Lagsoft é mentira. Ele só te dá o resultado das pessoas que interagiram contigo. Isso pra mim não é novidade. Se a pessoa nunca interagiu com seu perfil o Lagsoft não vai encontrar, ele varre somente as interações. Não é possível saber quem visitou seu perfil.

  6. Ben diz:

    Alguém então me pode explicar porque ao fazer um grupo e criar um evento o FB automaticamente te diz quem viu o evento sem pedir nada ou autorizar nada e ninguém que o faça?

  7. Ezequiel diz:

    vai… cai nessa… até agora 6 amigos meus que colocaram esse “Largo softer de entrada de virus”… se ferrou… nem entro mais em detalhes. quando o face por si só quiser liberar essa ferramenta, ai sim… 😉

  8. lucicleia toledo diz:

    preferia o orkut. espero que acabe logo esse tal face

Deixe um comentário